quinta-feira, 17 de março de 2011

Verdade ???



A simples idéia da sinceridade, o ser humano na maioria dos casos não está preparado para ouvir a verdade, seja lá sobre o que for, e isso gera um ciclo quase sem fim a medida que quem tem verdades a falar acaba por usar meias-verdades, verdades-veladas ou qualquer coisa que não seja o real, enchem de flores, de novos nomes, qualquer coisa que hipoteticamente abrande os possíveis impactos, e a maioria agradece que assim seja.

Não há como dizer que alguém foi dar uma volta no universo e não voltará a tempo de falar com você nesta vida, porque senão seria uma das opções a falar: Fulano faleceu. Já cheguei a ouvir uma pessoa anunciar a morte desta forma "Senhora Tal, Fulano partiu." ao que obviamente a Senhora Tal perguntou para onde ele tinha ido, mencionando inclusive que Fulano tinha deixado o carro, teria ido de ônibus ou carona?

Muitos valores foram perdidos e dos que restaram muitos tem sido confundidos, mesclados, alterados, bombados, destroçados, retorcidos. Creio que a mentira seja uma arma que soa como proteção quando na verdade vai totalmente contra o amor e sendo assim não vejo cabimento em as pessoas seguirem por este caminho tão vazio. Certa vez me perguntaram sobre este tema questionando obviamente qual seria a minha opinião sincera se eu visse uma pessoa dizer a outra "sim, você é feio", a beleza é qualquer coisa meio que individual, é um senso solitário em cada um de nós mas com a amarga ilusão de que há um senso comum, quando na verdade há apenas um consentimento mutuo de aceitação de padrões pré-estabelecidos em prol daquela sociedade naquele momento.

Mas não é só ouvir verdades, o ato de falar a verdade também requer grande preparo e quando digo isso estou me referindo à maturidade, outro ponto extremamente polemico nas rodinhas. A maturidade não implica nem é resultado de idade, fica fácil confundir sendo que esta última está inserida como término da primeira palavra mas é importante se desprender da palavra em si e se ater ao seu significado, sobretudo na prática. Tenho alguns conhecidos bem mais velhos e inclusive de um deles recebi uma pequena pedrada (atenção pois me foi dada a permissão de publicar isto excluindo o nome ou qualquer informação que pudesse expor a pessoa em questão), em um ato da mais pura infantilidade ele pos em risco nossa amizade e tudo por conta do medo de dizer a verdade. Quem me conhece sabe que questiono até a existência de um fio de cabelo e portanto não colou, fui tirar a limpo como uma boa amiga e terminei por ser o mais clara possível "é a mentira ou a nossa amizade?", nos acertamos em um barzinho bem descontraído e é claro que eu não deixaria ele optar pela mentira mas a resposta que recebi foi ótima e me deixou a idéia deste post:  "posso dizer uma verdade que não abale nossa amizade?", gente, gente, gente, é claro que isso é o mesmo que dizer "serve uma pequena mentirinha só pra seguirmos felizes e saltitantes?". Um homem, quase avô, quase aposentado, quase sincero e quase maduro, a idade portanto nada prova!

Sim eu sei, muitas pessoas optam por serem enganadas se enganando em afirmar que se engana quem pensa que elas sabiam que estavam sendo enganadas, mas é fato, elas preferem assim. O que me pus a questionar foi quão impar são os que não preferem assim, ou melhor, os que definitivamente não aceitam assim. Questionar faz parte de viver, de evoluir e quando não se obtem respostas reais qualquer estudo, evolução ou caminho pode sim ir por água abaixo. É engraçado também ver como as pessoas se portam quando colocadas em situações "lúdicas" nas quais são agentes e receptores da verdade, o ser humano tem muito enraizado este "quero, não quero", "quero mas não sei se posso e nem sei se devo", "é mas não é", "depende", "mais ou menos", "nem tanto", …

E voce, com qual grupo se identifica? 

Se sente mesmo com disposição para enfrentar antes de tudo as suas próprias verdades? 

Acredita que tem força e/ou preparo para ouvir/receber as verdades que lhe cabem? 

Qual verdade abalaria hoje a sua vida? 

Qual mentira  sustenta hoje parte de sua vida? 

Qual é a verdade que não quer calar quando você se deita?





bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário