terça-feira, 1 de março de 2011

"Saudade palavra triste quando se perde um grande amor …."

Sim, pode surrar, a música também não me agrada nem um pouco mas foi apenas uma tirada para iniciar o assunto SAUDADE.

Definitivamente esta é uma palavra que para muita gente chega a causar dores no peito, na alma, no cérebro, isso é fato comprovado pela ciência, há uma toxicidade. A saudade está diretamente ligada ao apego, a vontade de estar perto ou manter perto, talvez até a idéia de posse ou de propriedade, de direito sobre, seria qualquer coisa que liga o emocional ao carnal mas é uma prova, ao menos teórica, de como cores, lugares, cheiros, sabores, nomes, toques, tantos momentos sensoriais nos marcam deixando nas memórias física e emocional uma serie de registros.

Quem não tem guardado o cheiro de outro alguém? Isso é fantástico, você não precisa pegar uma camisa ou um lenço, você simplesmente tem na memória o cheiro daquela pessoa, os mais comuns são o cheiro da mãe ou do filho, mas tem também o inegável cheiro dos amantes que além de registrarem o cheiro do parceiro carregam na memória o cheiro do mix entre o seu próprio cheiro e o do parceiro, formando assim um cheiro único que identifica aquele par como único dentro de um universo de possibilidades. 

Alguém não tem em mente o cheiro do prato preferido, independente se este é feito no restaurante X, se é feito pela mamãe ou vovó ou se é um congelado genérico? Muitas vezes só de falar no prato preferido parece que já vem aquele cheiro que apesar de vir da mente parece mesmo capaz de aparecer no ar como que em um passe de mágica, a boca já começa a salivar, é possível sentir a textura daquele delicioso prato, isto é incrível não?

Até aqui falei apenas do registro de cheiro que nos traz a saudade guardada na memória mas e quando "aquela pessoa" liga? A voz, o poder que ela parece exercer sobre nosso corpo, sobre nossa mente, o impacto pode ir do ótimo ao péssimo, sim porque pessoas não tão queridas também ficam registradas e tem seus efeitos com igual poder mas como o tema é saudade vamos lá, pessoas amadas e/ou queridas nos trazem muitas energias, ações e reações simplesmente através da voz e entre estas está a saudade. Quando você está com saudade de determinada pessoa e tem a possibilidade de ao menos ouvir sua voz muitos disparos cerebrais ocorrem, pode haver uma grande descarga de energias e ondas cerebrais e é possível até algum grau de poder curativo, calmante, reconstrutor, etc.

A saudade pode ser a mascara sob a qual deixamos a falta de atitude, os erros, os medos (como o da perda), a ansiedade, a dependência, a idéia da posse, o medo da solidão, enfim, temo serem quase infinitos os motivos pelos quais sentimos isto ao que chamamos SAUDADE mas sei que seu poder não está nada longe de suas razões ou supostas razões.

Se você já sentiu ou sente saudade reflita de que forma ela está enraizada em você e como ela se liga a esta outra pessoa, a este lugar ou a este momento, atrás disso certamente estão algumas chaves importantes que farão valer à pena este momento de reflexão.



bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário