terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A prova está na frase da placa


Chegamos em um ponto onde é preciso avisar o óbvio e talvez até o final deste post você não se dê conta de qual frase está sendo mencionada, não por incapacidade sua mas por se ver em um mundo automático onde tentam transformar quase tudo em automático.

Me dizem incansavelmente que o ser humano evoluiu, ainda busco saber exatamente onde. Vamos as minhas humildes observações.

Refeição em família x devorar nas beiras da isoladora (TV)
O cozido da vovó é ótimo mas a pizza que a mamãe faz também é gostosa. A vovó sai cedinho para comprar os legumes na feira e os prepara ao longo do final da manhã, é sempre um almoço longo e repleto de conversas em família. 
Quando quero comer pizza é só ligar para a mamãe, ou ela compra na pizzaria da Pamplona ou passa rapidinho no hipermercado e traz aquelas pizzas congeladas, qualquer uma pode ser servida em até 5 minutos é são igualmente boas, em minutos já estão devoradas na frente da tv.

Sentimento x sensação
É inacreditável, quando ela mexe nos cabelos mal ouço o que ela diz, não é o jogo de luz nem o perfume parisiense, ela parece ter uma mágica que ainda não decifrei. Outro detalhe que me imanta a ela é nossa conversa que sempre flui, não é preciso uma programação previa, falamos dos mais diversos assuntos, rimos, ficamos sérios, mas ao final sempre me sinto leve, me sinto bem e não encontrei até aqui alguém com quem eu me sinta assim tão eu.
Liguei pra Lê mas hoje ela tem sei lá o que pra fazer, aí liguei pra Tí só que infelizmente os pais dela são evangélicos (tinha esquecido disso), mas olhando no Iphone lembrei da Sô e ela topou sair comigo, foi um tesão.

Amizade x coleguismo
Ah, esquece os problemas financeiros que é hora do almoço e hoje é por minha conta! 
É, complicado isso de falta de grana mesmo. Bom, eu já vou porque tem o nosso happy hour com o pessoal, força aí hein.



De qualquer forma o que vejo é que palavras como intensidade, profundidade, entrega, realidade, envolvimento entre tantas outras parecem já não fazer parte do vocabulário humano enquanto status, facilidade, mobilidade, agilidade parecem vitais quando não o são. A troca do cozido da vovó pelo McQqCoisa não me parece fazer sentido. A troca da conquista pelo mero troca-troca também não me parece chegar a algum lugar na verdade vejo claramente que chega a lugar algum. O sorriso banalizado como está me provoca o antônimo.

Já não interessa observar e analisar e por isso mesmo até a frase mais óbvia precisa ser anunciada nos quatro cantos por onde passamos "Sorria, você está sendo filmado", todos estamos sendo filmados a partir do momento que convivemos com outros seres vivos, todos estamos sendo invariavelmente registrados no mínimo por nós mesmos e ainda que alguém não se dê ao trabalho de questionar após já ter se observado o fato não muda é nato e involuntário até aqui. O reality-show (a meu ver puro fake) é apenas uma das misérias que comprova que nem o mais óbvio está sendo visto pelo ser humano, evoluído ?


bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário