quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A 1a impressão é a que fica ...



 Costumamos falar que a 1a impressão é a que fica e muitos ditados populares têm lá seu teor de verdade pois com o tempo vamos provando ao longo da vida um a um deles, este seria um dos que digo que faz muito sentido mas não quanto a imagem, eu diria que ele faz sentido no interior de cada um de nós, nas primeiras sensações que alguém nos causa mesmo e aos poucos só vamos comprovando.


Costumo dizer que se você não conviveu, não conheceu. Quando apenas conhecemos uma pessoa não temos base para supor reações, crer ou descrer de sua palavra, mas ao contrário disso quando convivemos podemos até prever algumas atitudes e mesmo pensamentos porque as linhas a respeito daquele ser já foram ao menos esboçadas, facilitando o nosso caminho de decisão de convívio ou não.


Há muitas coisas a respeito de alguém que ficam registradas em nosso subconsciente, é como se tivéssemos faro para personalidades e outros detalhes sobre os seres que nos cercam e isso é fantástico. O grande perigo aqui fica por conta do pré-julgamento, quando temos as primeiras sensações em relação a uma pessoa não podemos deixar de separar o que esta pessoa nos causa de fato e o que nosso cérebro por indução cultural, vício ou afins acaba apontando como fato.




bj

Um comentário:

  1. Sabe o que é mais interessante sobre a chamada "1ª impressão"? Ela é fisiológica! Todos os animais apresentam esta característica, sabia? Mas para quê? Simples, sobrevivência! Na natureza, assim como na cidade muitas vezes, 1 segundo de contato visual entre diferentes animais pode significar a morte. Imagine uma girafa quando se depara pela primeira vez com um leão, ela simplesmente não sabe que chamamos ele de leão e que ele é carnívoro, não tem um banco de dados onde possa consultar informações do animal, então o que faz? O cérebro dispara este dispositivo que busca determinadas características que podem classificá-lo como predador, competidor ou neutro. Baseado neste instinto é que vem a reção, que pode ser ficar parada olhando até ser atacada, correr desesperadamente do leão, ou atacá-lo. Impressionante, não? Por isso não temos como evitar a "1ª impressão", é algo totalmente instintivo! E isso dá uma longa conversa a respeito quando comparamos com nosso cotidiano!

    Beijão!

    Blog - http://tuliotakemae.wordpress.com
    Twitter - http://twitter.com/tuliotakemae
    LinkedIn Groups - http://www.linkedin.com/groups?gid=3734532&trk=hb_side_g

    ResponderExcluir